Você sabe o que é um Hostel? E como surgiram?

Os hostels são uma maneira prática,  divertida e segura de se hospedar em todo o mundo. Geralmente possuem quartos compartilhados, para aqueles que desejam uma opção de hospedagem mais econômica, e quartos privativos , para casais, amigos e famílias que desejam maior privacidade.

Outra característica dos hostels é a filosofia de integração e  socialização entre os hóspedes. O objetivo é ter espaços comuns onde todos possam interagir , fazer novas amizades, compartilhar experiencias de viagens , etc . Isso significa que, apesar de possuir quartos privativos, as áreas como cozinha, sala de TV e DVD, sala de leitura, jardins e outras áreas comuns a todos, são sempre muito valorizadas. 

Todos possuem  cozinhas  equipadas e abertas aos hóspedes,  onde os mesmos podem confeccionar pequenas refeições e lanches em geral, tornando a hospedagem mais econômica. 

A atmosfera dos hostels é sempre descontraída e com equipes treinadas para oferecer informações locais,  sugerir passeios da região , indicar restaurantes e lanchonetes de confiança, e ajudar no que for preciso para tornar a hospedagem uma experiencia mais feliz e prazerosa.

Mas como foi que surgiram os hostels?

Fundado pelo professor alemão Richard Schirmann, em 1909, o movimento alberguista nasceu para atender a proposta pedagógica defendida por ele, que acreditava na importância do aprendizado além da sala de aula. O professor realizava excursões com seus alunos a diferentes lugares e percebia a dificuldade em encontrar alojamento para seus grupos. Em uma noite de tempestade conseguiu abrigo em uma escola na cidade de Bröl, onde o diretor permitiu que eles ocupassem uma sala de aula. Nesta noite, Schirmann percebeu que as escolas da Alemanha poderiam fornecer alojamento durante os feriados para acolher jovens viajantes e em 1912 foi aberto o primeiro albergue da juventude, em um castelo na cidade de Altena, com dormitórios  masculinos e femininos, cozinha e banheiros.

O movimento alberguista cresceu rapidamente e em 1932 foi criada a Federação Internacional de Albergues da Juventude - Hostelling International. No Brasil o movimento ganhou força a partir da década de 60, com a geração "pé na estrada", a partir dos movimentos estudantis no mundo.

Em 1971 o Brasil criou a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude. 

Atualmente a Hostelling International é a maior rede de hospedagem econômica do mundo, presente nos 5 continentes.

Sobre a rede HI

A Hostelling International é a maior e mais antiga rede de Hostels do mundo. 

Atualmente conta com mais de 90 hostels no Brasil e 4500 no exterior. Com sua carteira de alberguista, os hóspedes têm descontos, tanto nas diárias dos hostels, quanto descontos com os diversos parceiros da rede. Por isso, a Hostelling International possui mais de 100 mil associados no Brasil e mais de 4 milhões em todo mundo. 

Faça parte você também da maior rede de Hostels do mundo!

www.hihostelbrasil.com.br

Cadastre seu E-mail