Parque Klaus Peters é indicado a receber título

06 de Novembro de 2016

Em julho, o Parque Klaus Peters, situado no Litoral de Mata de São João, vai defender sua candidatura para atuar como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – UNESCO. O Parque foi indicado através do comitê da Mata Atlântica pelo seu trabalho de conservação e preservação do meio ambiente. Postos avançados são centros de difusão dos conceitos e projetos da Reserva da Biosfera visando a conservação do bioma Mata Atlântica.


Criadas pela UNESCO, em 1972, as Reservas da Biosfera, têm sua sustentação no programa “O Homem e a Biosfera” (MAB) da UNESCO. A Reserva é um centro de monitoramento, pesquisas, educação ambiental e gerenciamento de ecossistemas, bem como centro de informação e desenvolvimento profissional dos técnicos em seu manejo. Seu gerenciamento é o trabalho conjunto de instituições governamentais, não governamentais e centros de pesquisa. Esta integração busca o atendimento às necessidades da comunidade local e o melhor relacionamento entre os seres humanos e o meio ambiente.


Parque Klaus Peters


O Parque Natural Municipal da Restinga de Praia do Forte, Parque Klaus Peters, é a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral do Litoral Norte da Bahia. Recebeu esse nome carinhoso em homenagem ao visionário empresário paulista de descendência alemã que chegou a região encantado pelas belezas naturais e aqui encontrou condições favoráveis para integrar o desenvolvimento com a preservação da natureza.


O Parque possui uma trilha de piso intertravado de 3,6KM toda sinalizada com placas informativas e painéis sobre a fauna e flora da restinga, oferecendo ótimas condições para caminhadas, passeios de bicicleta e contemplação da natureza.


Reduto de mais de 180 espécies de aves o parque é uma excelente opção para os observadores de aves profissionais e amadores de todo o pais, abriga espécies da fauna ameaçadas de extinção e orquídeas que só são encontradas na região. Em uma área de 254 hectares abriga em seus limites dunas e lagoas bem preservadas.


Fonte: Prefeitura de Mata de São João

Cadastre seu E-mail